Receba atualizações!!!



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Proteção do mar é o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente - Rádio ONU

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,plano-diretor-opoe-protecao-ao-ambiente-e-demanda-por-moradia,1505636O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utili
Ouvir / Baixar
Centenas de países realizam atividades neste 5 de junho, incluindo o Brasil; secretário-geral da ONU fala sobre a importância dos países-ilha em desenvolvimento.
Foto: Pnuma
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 
Centenas de países celebram neste 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, que neste ano, tem como foco preservar os oceanos e evitar o aumento do nível do mar. Entidades de várias nações, como o Brasil, registraram no site oficial do dia as atividades que realizam esta quinta-feira.
Na cidade de Aracajú, por exemplo, o Projeto Tamar irá soltar no oceano filhotes de tartaruga, como explicou à Rádio ONU o coordenador regional em Sergipe, César Coelho.
Extinção
"Estaremos recebendo durante toda a semana aproximadamente 8 mil estudantes da rede pública e privada do Estado de Sergipe e haverá soltura de filhotes. As tartarugas são animais ameaçados de extinção, são sete espécies de tartatura (ameaçadas) no mundo e cinco ocorrem no litoral brasileiro. Aqui em Sergipe nós temos a maior concentração de uma das menores tartarugas marinhas e tem apresentado recuperação dessas populações. Nessa temporada, em Sergipe, conseguimos devolver ao mar, somente neste ano, 600 mil filhotes."
César Coelho destacou ainda que o Projeto Tamar existe há 33 anos e a entidade apoia a escolha da preservação do mar como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Cultura e Turismo
A mensagem do secretário-geral da ONU sobre a data foca nos Estados-ilha em desenvolvimento. Segundo Ban Ki-moon, mais de 63 milhões de pessoas moram nessas pequenas nações.
Alguns Estados-ilha em desenvolvimento são Barbados, Cabo Verde , Jamaica e São Tomé e Príncipe. Ban lembra que essas ilhas oferecem "muita beleza natural, cultura vibrante e música apreciada em todo o mundo".
O chefe da ONU destaca o papel dessas nações em proteger os oceanos e a biodiversidade, mas diz que enfrentam desafios ligados à localização remota e à competitividade do turismo.
Texto e Imagem extraídos do site Rádio ONU.
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2014/06/protecao-do-mar-e-o-foco-do-dia-mundial-do-meio-ambiente/#.U5CliPldVu4

Nenhum comentário:

Postar um comentário