Receba atualizações!!!



segunda-feira, 2 de junho de 2014

http://www.industriahoje.com.br/o-cerebro-dos-empresarios-e-ligado-de-forma-diferente

Postado por: Redação Indústria Hoje em: 28, mai, 2014

Por que o cérebro dos empresários e dos gerentes abordou o problema de forma diferente?

Muitos profissionais têm reclamado muito de que os empresários pensam de forma mais criativa do que o resto de nós, porque eles são “conectados” de forma diferente. Recentemente, pesquisadores acadêmicos começaram a levar esta noção a sério.
Uma equipe de neurocientistas e estudiosos da escola de negócios da Itália e da Suíça recentemente utilizaram uma Ressonância Magnética Funcional (fMRI) para capturar imagens do cérebro de empresários e gerentes que realizaram uma tarefa que envolveu busca de abordagens alternativas para a solução de um problema – algo que os acadêmicos chamam de “Exploração”. Os pesquisadores descobriram que quando os empresários buscaram novos cursos de ação, eles eram mais propensos do que os gerentes a usar o lado direito do córtex pré-frontal, que está associado com a criatividade. Os gerentes tendem a usar apenas o lado esquerdo, que está relacionado com o pensamento lógico.
Por que o cérebro dos empresários e dos gerentes abordou o problema de forma diferente? Como um dos autores escreve, as diferentes experiências de empresários e gerentes podem levá-los a pensar de forma diferente. Os tipos de situações que os empresários enfrentam rotineiramente podem condicionar o cérebro a abordar a resolução do problema de maneira diferente dos gerentes, que regularmente enfrentam diferentes experiências. Afinal de contas, muitas pesquisas mostram que o cérebro humano é altamente “plástico” – ele muda em resposta a habilidades e experiências.
A equipe de investigação suíço-italiana encontrou algumas evidências para apoiar esta explicação. Gerentes cujos empregos eram menos rotineiros tendem a aproximar-se das tarefas mais semelhantes aos empreendedores do que aqueles cujos empregos eram mais rotineiros.
Mas os empresários podem abordar o problema de forma diferente, porque eles são “conectados” a usar a criatividade. Como os autores do estudo reconhecem: as pessoas que nascem com uma tendência a serem criativas, podem ser mais atraídas para o empreendedorismo de gestão.
A genética pode ser responsável por essa “conexão”. Uma pesquisa que fiz com um colega da Universidade do Chipre, em mais de 3.000 gêmeos britânicos mostrou que os mesmos fatores genéticos que são responsáveis ​​por ter uma “personalidade criativa” também tornam as pessoas mais propensas a identificar novas oportunidades de negócio e iniciar empresas. Nossa pesquisa anterior mostrou que as mesmas predisposições genéticas que tornam algumas pessoas mais propensas que outras a buscar novidade também afetam suas chances de estar nos negócios por elas mesmas. Além disso, na investigação que realizamos com um grupo de genética molecular, verificou-se que uma versão de um dos genes que regula o nível de dopamina no cérebro, e que está associada com uma tendência para procurar novidade, era mais comum entre os empresários do que os não-empresários.
Os hormônios podem ser outro caminho através do qual a genética influencia como os empresários pensam. Um estudo de 2006 mostrou que homens com níveis mais elevados de testosterona eram mais tolerantes do risco e mais propensos a serem empreendedores do que os homens com níveis mais baixos de testosterona. Um estudo de 2011 mostrou que os empresários que haviam sido expostos a mais testosterona quando no útero tinham empresas de crescimento mais rápido do que aqueles que foram expostos a menos hormônio.
Conforme acadêmicos exploram essas questões, vamos aprender mais sobre o papel que a natureza e o estimulo tem na contabilização das diferenças entre empresários e o resto de nós. Enquanto a investigação futura, sem dúvida, mostra que o estimulo desempenha um papel importante, o meu palpite é que ele também irá revelar que a intuição de muitos profissionais é certa. Empresários estão “conectados de forma diferente” do resto de nós.
Fonte: http://www.entrepreneur.com/
Texto e imagem extraídos do site Indústria Hoje.
http://www.industriahoje.com.br/o-cerebro-dos-empresarios-e-ligado-de-forma-diferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário