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quarta-feira, 4 de junho de 2014

Avião solar que dará volta ao mundo faz voo inaugural - Inovação Tecnológica

Com informações da BBC - 03/06/2014

O Solar Impulse 2 é feito de fibra de carbono e tem envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. [Imagem: SolarImpulse/Divulgação]
Grande e leve
Um avião movido a energia solar, projetado para dar uma volta ao mundo em 2015, fez seu primeiro voo de teste na manhã desta segunda-feira, na Suíça.
O Solar Impulse 2 decolou de madrugada de uma pista em Payerne e retornou duas horas mais tarde.
A aeronave é uma versão maior e melhorada de um outro avião solar que cruzou os Estados Unidos no ano passado levando os aventureiros Bertrand Piccard e Andre Borschberg na cabine de comando.
O avião solar-elétrico é feito de fibra de carbono e tem envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. No entanto, o Solar Impulse 2 pesa apenas 2,3 toneladas.
A superfície das asas é coberta por 17 mil células solares, que alimentam quatro motores elétricos capazes de levar o avião a uma velocidade de 140 km por hora.
Durante o dia, as células solares recarregam baterias de lítio, usadas para manter os motores funcionando à noite.
Avião sem combustível
O voo alcançou uma altitude de 1,8 mil metros, com uma série de manobras para testar a aeronave.
O piloto Markus Scherdel relatou vibrações durante a fase inicial do voo mas, de maneira geral, a missão parece ter tido resultados positivos.
"Os resultados iniciais parecem estar de acordo com os cálculos e simulações," informou um comunicado divulgado posteriormente pela equipe.
Nos próximos meses, a aeronave será submetida a mais voos para que receba as certificações necessárias.
"Um avião como esse é absolutamente único. E, pela primeira vez na história, temos um avião que voa sem combustível, dia e noite, mostrando o incrível potencial de tecnologias limpas, todas essas tecnologias que o mundo também pode usar de forma a reduzir a dependência em combustíveis fósseis (...) e resolver o problema da poluição," disse Picard.
A cabine tem lugar apenas para o piloto. [Imagem: SolarImpulse/Divulgação]
Recordes solares
O primeiro avião Solar Impulse estabeleceu vários recordes mundiais, incluindo o de voo mais longo de avião tripulado movido a energia solar - 26 horas. Outros recordes foram o de primeiro voo intercontinental de avião movido a energia solar e maior distância coberta por voo pilotado de aeronave movida a energia solar - drones movidos a energia solar, muito mais leves, são capazes de ficar no ar durante semanas.
Este último recorde foi estabelecido durante a épica jornada de Piccard e Borschberg cruzando os Estados Unidos em maio, junho e julho do ano passado.
Mas o grande feito da dupla torna-se minúsculo quando comparado à complexidade e dificuldade da volta ao mundo que a equipe do Solar Impulse 2 planeja fazer.
Isso porque a jornada terá de incluir a passagem sobre os oceanos Atlântico e Pacífico. Para cruzar o Pacífico, por exemplo, o avião terá de voar durante cinco dias e cinco noites.
A cabine comporta apenas uma pessoa. Ela contém um assento reclinável para permitir que o piloto se exercite e tire sonecas curtas.
Texto e imagens extraídos do site Inovação Tecnológica.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aviao-solar-dara-volta-mundo&id=010170140603#.U48etfldVu4

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