Receba atualizações!!!



domingo, 22 de junho de 2014

Construção do maior telescópio do mundo é iniciada - O Globo

Instrumento servirá para estudar primeiras estrelas e planetas distantes

POR 
Ilustração de como deve ser o telescópio quando estiver pronto no meio do deserto do Atacama - Divulgação - ESO
RIO - A construção do maior telescópio do mundo já iniciou suas obras. O European Extremely Large Telescope, o E-ELT, (Telescópio Europeu Extremamente Grande, em tradução livre) não será erguido no velho continente, mas sim, no Chile e as explosões para ajeitar o terreno e iniciar a construção das bases ocorreram na última semana.
O local escolhido deve-se a elevação e ao tempo muito seco, que auxilia na visualização do espaço devido a ausência constante de nuvens. O país concentra mais de 70% dos observatórios espaciais do mundo. O telescópio terá uma lente com 39 metros de diâmetro, cerca de 9 metros a mais do que qualquer um existente atualmente. O aumento no tamanho possibilitará, segundo os pesquisadores, uma visão de 10 a 15 vezes maior. O objetivo é o estudo das primeiras estrelas e a análise da composição de atmosferas e planetas distantes.
Porém, apesar de terem removidos cerca de 40 metros da montanha no Cerro de Armazones, detonando cerca de 5 mil metros cúbicos de rochas, o trabalho só para esta fase ainda deve demorar mais. Até o final, espera-se que 1.750 toneladas de entulho sejam removidos.

 Texto e imagem extraídos do site O Globo.

Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/construcao-do-maior-telescopio-do-mundo-iniciada-12963702#ixzz35NteMl48

Nenhum comentário:

Postar um comentário