Projeto do Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Bombaim
Fotos em 26 Fevereiro, 2014.
Fonte: Skidmore, Owings & Merrill
Outras Imagens: via Skidmore, Owings & Merrill; Rediff
Outras Imagens: via Skidmore, Owings & Merrill; Rediff
Aberto ao público em Janeiro deste ano, o novo Terminal 2 do
Aeroporto Internacional de Mumbai foi projetado para aumentar a capacidade
de trânsito para cerca de 40 milhões de passageiros e 1 milhão de toneladas de
carga anuais.
Desenvolvido
pela consultora estado-unidense de engenharia e arquitetura, Skidmore,
Owings & Merrill, faz uso das mais recentes tecnologias de otimização
logística e é apontado como um exemplo a seguir no projeto de infraestruturas
aeroportuárias em países asiáticos.
O novo terminal é uma componente fundamental para o correto
funcionamento do concorrido Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji,
o mais importante aeroporto da área metropolitana Mumbai onde residem mais
de 20 milhões de pessoas.
O terminal preparado para acolher um misto de tráfego proveniente
de vôos domésticos e internacionais, possui uma área de implantação de 450 mil
metros quadrados cabendo-lhe o serviço de cerca de 105 hectares de pistas e
zonas técnicas, de um total de 610 hectares do aeroporto internacional.
O edifício de quatro pisos alia as mais recentes tecnologias construtivas à arquitetura tradicional indiana, nomeadamente na cobertura de
design fractal que se estende a todo o terminal.
Com uma geometria em planta em forma de X, possui uma ampla praça
central suportada por três dezenas de pilares fungiformes, com iluminação
natural proveniente de claraboias e fachadas envidraçadas, doseada por
intermédio de painéis perfurados. Esta disposição, aliada à utilização de um
sistema de controle inteligente da iluminação artificial em todo o terminal,
permite uma redução estimada de 23% nos gastos energéticos.
Circulou no grupo calculistas.
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