Receba atualizações!!!



quarta-feira, 2 de julho de 2014

Engenheiro cria projeto de estradas inovadoras feitas a partir de painéis solares - Hypeness

Durante a conferência TEDx Sacramento, feita em abril de 2010, o engenheiro elétrico Scott Brusaw, que possui mais de 20 anos de experiência na indústria, ganhou atenção após apresentar um projeto bem inovador utilizando recursos naturais. A startup Solar Roadways é uma iniciativa que visa a construção de estradas feitas a partir de painéis solares com o intuito de amenizar o uso do asfalto, subproduto do petróleo, e ainda modernizar a construção das vias.
Com o apoio de sua esposa, Julie, Brusaw tem se dedicado ao projeto eco-friendly, onde os painéis solares fariam também a função de transferir às casas próximas e aos veículos elétricos que ali transitam a energia solar utilizada. Composta por várias camadas, a estrada solar inclui ainda uma parte de aquecimento, utilizado para evitar neve na pista, e todas as sinalizações são mostradas através de luzes LED, que podem ser usadas até mesmo para publicidade.
Segundo os inventores, cerca de 1,1 mil painéis seriam suficientes para compor um quilômetro de estrada, gerando diariamente 8,32 megawatts/hora, valor suficiente para abastecer cerca de 250 casas. O governo estadual de Idaho tem apoiado a construção do projeto piloto na cidade de Sandpoint, colaborando com R$ 1,5 milhão.
Aliás, os altos custos são o grande desafio nesse caso, visto que asfalto é muito mais barato do que painéis solares. Mas Brusaw acredita que toda a energia gerada pela estrada sustentável compensa os esforços, estimando que em 20 anos os gastos sejam pagos. O projeto, disponível no site Indie GoGo, precisa de mais de US$2 milhões para ser concretizado e por enquanto alcançou 1 milhão do valor. O casal tem apoio do governo norte americano e aceita doações privadas que não sejam de grandes companhias. 
Brusaw está envolvido no desenvolvimento de vários sistemas de controle em rede a partir do zero. Ele é dono várias patentes e seu hardware e software foram vendidos internacionalmente. E aí, será que essa ideia genial vai pra frente?
Assista ao protótipo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Ep4L18zOEYI














Texto e imagens extraídos do site Hypeness.
http://www.hypeness.com.br/2014/06/engenheiro-quer-criar-estradas-inovadoras-a-partir-de-paineis-solares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário