Receba atualizações!!!



quinta-feira, 31 de julho de 2014

HYPER-LOOP E VACTRAINS: TRANSPORTE DO FUTURO? - Engenharia Hoje

Julho 21, 2014




O transporte ferroviário de alta velocidade é um dos temas mais discutido e pesquisado há muitos anos. Um dos conceitos mais intrigantes é o do vactrain (comboio tubo de vácuo). Vactrains operar utilizando levitação magnética em um tubo de vácuo (ar-less) ou parcialmente evacuado. A falta de resistência do ar nestes tubos de vácuo pode resultar em velocidades extremamente elevadas (6.000 - 8.000 km/h), utilizando relativamente pouca potência.

A estas velocidades, podemos viajar ao redor do mundo em menos de duas horas . Embora alguns projetos têm investido em novas pesquisas e implementação desta nova forma de transporte, a necessidade de grandes avanços tecnológicos e grandes investimentos de capital ainda está segurando essa ideia teórica de se tornar uma realidade.
Elon Musk, o empreendedor responsável pelo Paypal, Tesla Motors e SpaceX tem mostrado o seu interesse na tecnologia de transporte vactrain e propôs seu próprio projeto Hyper-Loop. Este projeto tem alguns aspectos de tecnologia vactrain e combina-los com outras pessoas em uma tentativa de tornar o projeto mais viável economicamente. A proposta de Hyper-loop irá fornecer o transporte entre Los Angeles e San Francisco em menos de 35 minutos, com uma velocidade máxima de 1.200 km/h.

Embora o conceito Hyper-Loop de Musk não chega a atingir a velocidade máxima de 8.000 km/h ser um potencial transporte global como proposto originalmente pelos conceitos vactrain, é definitivamente um passo na direção certa. Musk certamente provou seus métodos estratégicos na construção de coisas passo a passo, a trabalhar para o objetivo final.
Se o Hyper-loop provar ser um sucesso, o interesse no transporte vactrain aumentaria drasticamente. Isso pode levar a um baixo consumo de energia de alta velocidade de viagem para o público em geral, viajar no mundo todo em poucos minutos.
Texto e imagens extraídos do site Engenharia Hoje.
http://www.engenhariahoje.com/noticias/tecnologia/hyper-loop-e-vactrains-transporte-do-futuro#axzz394EJaHFL

Nenhum comentário:

Postar um comentário