Receba atualizações!!!



terça-feira, 15 de julho de 2014

Pequenas mudanças na gravidade da Terra podem ajudar a prever inundações - Instituto de Engenharia

POR GIZMODO

Publicado em 14 de julho de 2014

Em 2011, o Rio Missouri, nos EUA, transbordou, em uma inundação catastrófica que poderia ter sido prevista a partir do espaço. Satélites não podem tirar fotos de neve ou rios, mas podem detectar pequenas mudanças na gravidade sobre a área de superfície da Terra para monitorar a água. 

Os satélites em questão fazem parte da missão GRACE da NASA, originalmente criada para monitorar o derretimento das calotas polares. Juntos, eles orbitam a 220 km acima da Terra, medindo a distância precisa entre um e outro e entre eles e a Terra. Se você lembra das aulas de física no Ensino Médio, sabe que a gravidade é proporcional à massa, então um acúmulo local de, digamos, gelo ou água sobre a superfície da Terra perturbaria a órbita dos satélites. Os GRACE medem o campo gravitacional da Terra e, por extensão, o movimento da água na superfície do nosso planeta. 

“Assim como um balde só pode conter uma certa quantidade de água, o mesmo conceito se aplica a bacias hidrográficas”, disse J.T. Reager, autor de um novo estudo sobre previsão de enchentes, ao LiveScience. Ao identificar bacias hidrográficas saturadas, o GRACE pode ajudar cientistas a preverem áreas mais vulneráveis a enchentes. Quando Reager e sua equipe analisou os dados de antes das inundações de 2011 no Rio Missouri, eles puderem ver que elas aconteceriam com 5 a 11 meses de antecedência. Observadores de campo de solo e neve, por outro lado, só conseguem prever com um ou dois meses de antecedência.


Texto e imagens extraídos do site do Instituto de Engenharia.
http://ie.org.br/site/noticias/exibe/id_sessao/4/id_noticia/8646/Pequenas-mudan%C3%A7as-na-gravidade-da-Terra-podem-ajudar-a-prever-inunda%C3%A7%C3%B5es

Nenhum comentário:

Postar um comentário