Receba atualizações!!!



segunda-feira, 11 de julho de 2016

Ponte para bicicletas sobre o Rio Sava / dans arhitekti

  • Publicado por Archdaily

  • 12:00 - 10 Julho, 2016
  •  
  • Traduzido por Gabriel Pedrotti
Ponte para bicicletas sobre o Rio Sava / dans arhitekti, © Miran Kambič
  • Equipe de Projeto

    Rok Bogataj, Miha Dešman, Eva Fišer Berlot, Vlatka Ljubanović, Katarina Pirkmajer Dešman
  • Investidores

    Municipalidade de Bohinj, Triglavska cesta 35, Bohinjska Bistrica
  • Construção

    Pro tehno d.o.o., Bohinjska Bistrica, Eslovênia juntamente com Buchacher, Hermagor, Áustria
  • Premio

    1º Premio Nacional pela Melhor Construção em Madeira de 2013
Do arquiteto. A ponte para bicicletas sobre o rio Sava é parte de uma rota turística que conecta o vilarejo de Bohinjska Bistrica e o Lago Bohinj, e continua em direção às montanhas. A nova ponte para bicicletas é atraente e funcional, um complemento visual ao ambiente sensível da área de Bohinj.
© Miran Kambič
A escolha dos materiais, a estrutura inventiva e o desenho arquitetônico em si contribuem para o sentimento que a nova ponte pertence ao lugar.
© Miran Kambič
Planta Baixa
© Miran Kambič
A natureza do rio, as duas margens, conectadas com a ponte e o novo caminho estabelecido são os três elementos principais que determinam a disposição de cada ponte. Uma nova ponte estabelece novas relações espaciais ao criar um caminho onde antes não existia nenhum. Parece simples, mas ainda sim aborda diversos níveis de significado, é por isso que ao longo da história as pontes sempre tiveram um significado especial para as pessoas.
© Miran Kambič
A nova ponte atravessa o rio em uma longa e elegante curva. Sava é um rio com grande variação de volume de água, portanto a geometria e implantação da ponte deve acomodar os fluxos mesmo em épocas de grande descargas d'água. A largura e a inclinação da ponte reflete seu uso como uma parde da rota ciclável.
© Miran Kambič
A ponte possui 53.6 metros de comprimento, apoiada nas duas margens, enquanto os dois píeres de concreto possuem formato em V apoiam o grande vão, permitindo um desenho delgado e racional. A passarela é construída a partir de duas vigas de madeira laminada, servindo também como corrimão. As vigas de madeira são feitas de madeira de Abeto laminado e protegido por um revestimento de placas de larício e telhas.
Detalhe
A madeira é uma escolha lógica como material construtivo na região, enquanto que o método de empilhamento de tapumes de madeira e utilização de telhas são uma interpretação contemporânea de ideias arquitetônicas tradicionais da região.
© Miran Kambič
A nova ponte para bicicletas sobre o Rio Sava em Bohinjska Bistrica foi imediatamente adotada por locais e turistas e parece sempre ter feito parte desta bela paisagem.
© Miran Kambič

Clique para abrir o mapa

Um comentário: