- Publicado por Archdaily 13:00 - 20 Julho, 2016
- Traduzido por Gabriel Pedrotti
Arquitetos
Localização
Liepāja, LetôniaÁrea
16523.0 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Planejamento Geral
Giencke & Company – Latvija PS, RigaPlanejamento
Volker Giencke & Company, GrazGestão de Projeto
Petra FriedlAcústica
Müller BBM, Karlheinz Müller, Munich/PlaneggTécnico de Palcos
Bühnenplanung Walter Kottke, Bayreuth; Waagner Biro Austria Stage Systems AG, ViennaEngenharia Estrutural
Johann Birner, GrazConceito Tecnologia Construtiva
Altherm Engineering, Hans Haugeneder, Baden/VienaIluminação
Bartenbach Lichtlabor, Christian Bartenbach, Innsbruck Landscape planning: Paul GienckeAssociados
SIA Arhitekta J. Pogas Birojs, RigaConstrução
SIA Merks, RigaConstrução Metálica
UPTK, LiepajaUPTK, Liepaja
Riga Chair, Riga
Do arquiteto. Projetado pelo arquiteto Volker Giencke, a Sala de Concertos Grande Âmbar foi inaugurada no ano passado em Liepāja, Letônia. Deste modo se completa a primeira e mais transcendental fase de um projeto de múltiplas etapas, prevendo a construção um distrito urbano cultural. Em 2003, o arquiteto venceu o concurso internacional de arquitetura para um novo centro cultural no tradicional porto no Mar Báltico.
“Grande Âmbar" possui uma estrutura monolítica, cônica e levemente retorcida com uma fachada transparente de cor âmbar. A fachada envolve o trabalho irregular da estrutura de concreto construída ao redor do elemento mais importante do edifício, uma grande sala de concertos com uma capacidade para mais de 1000 espectadores. A grande sala em si está rodeada pelas salas da Orquestra Sinfônica de Liepaja e salas de instrução e ensaio da Escola de Música, produzindo assim uma mistura favorável de espaços para fomentar a comunicação entre artistas, estudantes e professores. Uma Sala de Câmara adicional, situada em baixo da Sala de Concertos, assim como um Estúdio de Ballet, um cenário experimental e um hall de entrada, Bar e Clube de Música no quinto pavimento completam o conceito espacial.
A Sala de Concertos também pode ser adaptada para congressos, exposições e recepções através da elevação do fosso da orquestra e cadeiras do coro. Por outro lado, "Civita Nova" oferece um espaço extra de 2000 m² de espaço para eventos multifuncionais, respondendo assim à ideia do arquiteto de um lugar de reunião para todo tipo de propósitos, de livre acesso para as pessoas de Liepaja.
O arquiteto também desenvolveu o conceito de acústica juntamente com Karlheinz Müller / Müller-BBM, de Munique, que obtiveram excelentes resultados, com uma acústica baseada no princípio de um vinhedo ovalado e repleto de terraços. No teto, 14 tubos refletores com acabamento espelhado inundam a sala de concertos com a luz do dia, criando um ambiente único em seu interior.
A luz também possui um papel fundamental na fachada do Grande Âmbar. Acoplada a estrutura metálica cuidadosamente entrelaçada, sua fachada de vidros na cor de âmbar banha os interiores com uma confortável luz quente. Durante a noite, o edifício se converte em um elemento transparente e luminoso, tornando seu interior e algumas de suas funções visíveis no exterior. Durante o dia, a fachada externa se ilumina com diferentes cores e matrizes proporcionando impressões impressionantes. Tanto em arquitetura quanto seu conteúdo, este efeito simbólico enfatiza a conexão do Grande Âmbar com a cidade, um novo marco da Liepaja moderna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário