Receba atualizações!!!



sábado, 30 de julho de 2016

IPT estuda uso de cerâmica vermelha como adição mineral na produção de concretos autoadensáveis

Prática tem impactos positivos do ponto de vista ambiental e econômico

Por Luísa Cortés, do Portal PINIweb
29/Julho/2016
Divulgação: IPT







O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou um estudo sobre a utilização dos resíduos de cerâmica vermelha na forma de adição mineral na produção de concretos autoadensáveis (conhecidos também como CAA). O acréscimo dos minerais visa melhorar as propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade dos materiais, assim como contribui para o descarte desses resíduos ou subprodutos industriais.
A vantagem econômica e ambiental levou a prática ao interesse do IPT. "Existe um passivo ambiental e um custo elevado relacionado aos resíduos", comenta o pesquisador Rafael Francisco Cardoso dos Santos, do Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT.
"Como forma de diminuir esses impactos, o aproveitamento dos resíduos por meio da adição mineral tem sido considerado em diversas pesquisas. Fizemos um estudo de utilização dos resíduos de cerâmica vermelha na forma de adição mineral para a produção de concretos autoadensáveis, sendo considerada tanto na produção de cimentos compostos quanto como adição ao concreto para a obtenção das propriedades específicas do CAA", afirma.
Na pesquisa, os concretos foram dosados e submetidos aos ensaios no estado fresco para medir os parâmetros de autoadensabilidade. Também foram determinados os índices de vazio, absorção da água, massa específica e resistência à compressão, através de ensaios físicos e mecânicos. "Os resultados demonstram que o material possui um elevado potencial para a utilização na produção de CAA, tanto em relação ao desempenho técnico quanto aos fatores econômicos e ambientais", afirma o pesquisador.
"O estudo constatou que os resíduos de cerâmica vermelha gerados pelas indústrias paulistas apresentam condições de utilização na forma de pozolana, tanto na incorporação para a produção do cimento composto quanto na utilização como adição de materiais finos ao CAA, melhorando a estabilidade da mistura e suas propriedades físicas, mecânicas e, possivelmente, de durabilidade", conclui Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário