Publicado por Archdaily 17:30 - 23 Julho, 2016, escrito
por Dario Goodwin
Traduzido por Romullo Baratto
Arata Isozaki, arquiteto, professor e teórico japonês, completa hoje 85 anos de idade. Após se graduar pela Universidade de Tóquio em 1954, Isozaki trabalhou para Kenzo Tange, um de seus professores, antes de abrir seu próprio escritório. Apesar disso, ambos desenvolveram diversos projetos em colaboração até 1970. Isozaki ganhou a RIBA Gold Medal em 1986 e fundou a sede italiana de seu escritório, Arata Isozaki & Andrea Maffei Associates, em 2005.
Segundo sua página oficial, "Isokaki criou uma arquitetura tão pessoal em suas ideias e espaços que desafia seu enquadramento em qualquer escola de pensamento."
"Ao mesmo tampo, o arquiteto resiste à tentação de empregar um estilo único em suas obras, preferindo, por outro lado, criar soluções arquitetônicas específicas aos contextos políticos, sociais e culturais dos clientes e terreno em questão." Como consequência, Isozaki já foi associado a diferentes movimentos, como, por exemplo, o Metabolismo japonês e o pós-modernismo.
Além disso, Isozaki é conhecido por levantar questões sobre o mundo moderno de forma irônica através de sua obra. Construído em 1973, o Fujimi Country Club, localizado na cidade de Oita, assume a forma de um ponto de interrogação - supostamente indicando a perplexidade de Isozaki perante a obsessão de seu país com o golfe.
Em comemoração ao seu aniversário, revisite alguns dos projetos de Arata Isozaki.
Nenhum comentário:
Postar um comentário