- Publicado por Archdaily
- 12:00 - 10 Julho, 2016
- Traduzido por Gabriel Pedrotti
Arquitetos
Localização
4264 Bohinjska Bistrica, EslovêniaAno do projeto
2013Fotografias
Equipe de Projeto
Rok Bogataj, Miha Dešman, Eva Fišer Berlot, Vlatka Ljubanović, Katarina Pirkmajer DešmanInvestidores
Municipalidade de Bohinj, Triglavska cesta 35, Bohinjska BistricaConstrução
Pro tehno d.o.o., Bohinjska Bistrica, Eslovênia juntamente com Buchacher, Hermagor, ÁustriaPremio
1º Premio Nacional pela Melhor Construção em Madeira de 2013
Do arquiteto. A ponte para bicicletas sobre o rio Sava é parte de uma rota turística que conecta o vilarejo de Bohinjska Bistrica e o Lago Bohinj, e continua em direção às montanhas. A nova ponte para bicicletas é atraente e funcional, um complemento visual ao ambiente sensível da área de Bohinj.
A escolha dos materiais, a estrutura inventiva e o desenho arquitetônico em si contribuem para o sentimento que a nova ponte pertence ao lugar.
A natureza do rio, as duas margens, conectadas com a ponte e o novo caminho estabelecido são os três elementos principais que determinam a disposição de cada ponte. Uma nova ponte estabelece novas relações espaciais ao criar um caminho onde antes não existia nenhum. Parece simples, mas ainda sim aborda diversos níveis de significado, é por isso que ao longo da história as pontes sempre tiveram um significado especial para as pessoas.
A nova ponte atravessa o rio em uma longa e elegante curva. Sava é um rio com grande variação de volume de água, portanto a geometria e implantação da ponte deve acomodar os fluxos mesmo em épocas de grande descargas d'água. A largura e a inclinação da ponte reflete seu uso como uma parde da rota ciclável.
A ponte possui 53.6 metros de comprimento, apoiada nas duas margens, enquanto os dois píeres de concreto possuem formato em V apoiam o grande vão, permitindo um desenho delgado e racional. A passarela é construída a partir de duas vigas de madeira laminada, servindo também como corrimão. As vigas de madeira são feitas de madeira de Abeto laminado e protegido por um revestimento de placas de larício e telhas.
A madeira é uma escolha lógica como material construtivo na região, enquanto que o método de empilhamento de tapumes de madeira e utilização de telhas são uma interpretação contemporânea de ideias arquitetônicas tradicionais da região.
A nova ponte para bicicletas sobre o Rio Sava em Bohinjska Bistrica foi imediatamente adotada por locais e turistas e parece sempre ter feito parte desta bela paisagem.
Maravilha!
ResponderExcluir