Receba atualizações!!!



segunda-feira, 18 de julho de 2016

Construindo a quarta maior ponte suspensa do mundo

Posted on

construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-09
A construtora turca Otoyol produziu um filme, em time-lapse, de todo o processo construtivo da Ponte Osman Gazi, desde o arranque das obras até à finalização da estrutura do tabuleiro. Localizada no Golfo de İzmit, na Turquia, esta obra de arte é a quarta mais longa ponte suspensa do mundo.
O filme da Otoyol acompanha o processo de execução das gigantescas fundações da ponte de aço, transporte e montagem das secções dos pilares principais e avanço do tabuleiro de suspensão, até à conclusão da construção da estrutura.

O empreendimento de 410 milhões de euros foi levado a cabo por um consórcio de seis grandes empresas construtoras turcas e italianas, tendo a execução sido concluída no final do mês passado.
A ponte encontra-se integrada num megaprojeto rodoviário de PPP, de 3400 milhões de euros, com 421 quilómetros de comprimento, que ligará Istanbul a Izmir. O projeto de estruturas teve autoria da consultora de engenharia dinamarquesa COWI A/S.

construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-11
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-12
A ponte metálica, com fundações em betão armado, tem um comprimento total de 2682 metros e pilares com altura máxima de 234 metros. Possui um vão máximo de 1550 metros e um tabuleiro de uso rodoviário com 6 vias (3 em cada sentido) e largura de 36 metros.
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-06
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-04
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-05
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-14
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-15
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-16
construindo-quarta-maior-ponte-suspensa-mundo-17

5 comentários:

  1. Bacana, muito bacana. A Engenharia é realmente um espetáculo.

    ResponderExcluir
  2. Bacana, muito bacana. A Engenharia é, realmente, um espetáculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha da Engenharia Civil.! Pensei que atualmente só chineses estariam fazendo obras desse porte. Vs. viram o video da supermáquina que faz a colocação das vigas pré-moldadas nos pilares de uma ponte? Aquela é uma maravilha da Eng. Mecânica!!!!
      Omar M de Madureira ( Eng Mec)

      Excluir
  3. Fantástico as Engenharias trabalhando em parceria.

    ResponderExcluir