Receba atualizações!!!



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

UFRJ realiza primeiros testes do trem de levitação magnética - Portal PINIweb

Chamado de Maglev-Cobra, projeto desenvolvido pela Coppe será testado até 2015, quando poderá entrar em operação na Cidade Universitária

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
3/Outubro/2014

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciou na última terça-feira (1) na Cidade Universitária os testes operacionais do primeiro trem de levitação magnética por supercondutividade do país, o Maglev-Cobra. Os testes serão feitos até 2015, quando o veículo será inaugurado e passará a transportar alunos, professores e funcionários do campus.
A primeira viagem do trem foi realizada na linha experimental de 200 metros de extensão que liga o Centro de Tecnologia 1 ao Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, e teve acompanhamento de 60 pesquisadores do Brasil e do exterior.
Após a primeira fase de testes, o Maglev-Cobra passará por uma análise técnica que certificará seu desempenho de acordo com quesitos como estabilidade, propulsão, velocidade, aceleração e frenagem. Depois do recebimento do aval do órgão certificador e da captação de recursos, o veículo poderá ser industrializado e implantado em linhas comerciais.
O trem é composto por quatro módulos de 1,5 metro de comprimento, sendo que cada um pode transportar até 30 passageiros, e a velocidade atingida poderá ser de até 100 km por hora.
As principais vantagens do uso do sistema, segundo o coordenador do projeto e professor da Coppe, Richard Magdalena Stephan, estão baixo custo de implantação por quilômetro, operação mais rápida e silenciosa que a dos trens convencionais e redução da emissão de poluentes. O projeto do Maglev-Cobra, cuja linha foi instalada em uma passarela sustentada por pilares, inclui ainda a implantação de quatro painéis fotovoltaicos para captação de energia suficiente para alimentar o veículo.
A tecnologia de transporte por levitação magnética também está sendo estudada em países como Alemanha, China e Japão.
Texto e imagem extraídos do Portal PINIweb.
http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/Transporte/ufrj-realiza-primeiros-testes-do-trem-de-levitacao-magnetica-327481-1.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário