O intuito é utilizar integralmente e ao máximo o potencial da natureza para gerar energia limpa
POR CICLO VIVO
Publicado em 31 de janeiro de 2017Esta seria a solução ideal para locais que passam por grandes períodos sem sol, mantendo bons índices de ventos. | Foto: Divulgação
A energia solar é excelente. A energia eólica também. Imagine, então, como seria ter um sistema capaz de aproveitar as duas fontes energéticas diferentes ao mesmo tempo. Este é o intuito do pesquisador britânico Dr. Joe King, da Universidade de Liverpool.
O cientista, junto com uma equipe de outros profissionais, criou uma turbina eólica equipada com placas fotovoltaicas. O intuito é utilizar integralmente e ao máximo o potencial da natureza para a produção de eletricidade limpa, independente da estação do ano.
A base para o projeto consiste na instalação de placas fotovoltaicas nas pás eólicas. Assim, ao mesmo tempo em que a turbina gira com a força dos ventos, é possível captar os raios solares diretos, tendo no mesmo sistema duas fontes diferentes de energia.
Em entrevista ao site Inhabitat, o Dr. Joe King explicou que esta seria a solução ideal para locais que passam por grandes períodos sem sol, mantendo bons índices de ventos. Mas, ele também não descarta a sua utilização em regiões com sol intenso e boa quantidade de ventos, citando como exemplo a Austrália.
A solução, no entanto, enfrenta alguns problemas, como o reflexo gerado pelas placas solares, que poderia prejudicar a aviação e até mesmo algumas aves. Mas, os pesquisadores garantem que estão trabalhando em uma tinta especial, que poderia cobrir as placas sem afetar a sua eficiência.
Viva a tecnologia
ResponderExcluirSensacional!
ResponderExcluirAlgo interessante..
ResponderExcluirSe todos pensassem em melhorar nossas condições de vida agradecendo ao nosso planeta, viveríamos melhor, por mais tempo.
ResponderExcluirGenial, o reflexo é o de menos!
ResponderExcluir