Internamente, área de trabalho foi criada como um espaço aberto, com transparência, flexibilidade de layout e inovação
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
1/Fevereiro/2017
O escritório RRA, de Ruy Rezende, criou o projeto e plano de ocupação da nova sede do Infoglobo, na cidade do Rio de Janeiro, com foco nas qualidades necessárias a um jornal: dinâmica, interação, integração, online e full time. O edifício de 27,3 mil m² de área construída ocupa uma antiga fábrica da empresa, um galpão de rotativas, comportando dois subsolos e seis pavimentos
Junto à antiga edificação foi incorporado um casarão histórico, construído em 1910, mas adaptado aos dias atuais. A construção simboliza, segundo o arquiteto, a fábrica de ideias para qual o lugar se propõe hoje.
Na área de trabalho, as premissas de criação foram de um espaço aberto, com transparência, flexibilidade de layout e inovação, o que propicia uma certa integração entre as equipes.
O espaço prioriza, ainda, a iluminação natural, com um átrio como ponto central. Esse elemento também traz ao ambiente um espaço criativo, de onde é possível enxergar os vários andares, as redações e as salas de pauta, espaços planejados como blocos de vidro flutuantes que se projetam sobre o átrio, ganhando o destaque merecido. Além disso, ele reflete a velocidade das notícias, sendo um espaço de integração de todos os ambientes da empresa, o que condiciona a uma mais rápida interação e comunicação.
Ali, uma cobertura de cabos tensionados e de vidros formam uma estrutura mista de alta eficiência energética, que traz conforto ambiental, ainda mais se somada ao paisagismo integrado.
O que se destaca, no entanto, é a fachada, que conta com brises motorizados, movimentadas de acordo com a incidência solar ao prédio. Elas controlam a entrada do sol, reduzindo o uso de ar condicionado e aumentando a eficiência energética do edifício. Em parte das fachadas ainda há textos no formato de pontos importantes da cidade, como a Pedra Branca e a da Tijuca.
O projeto do RRA recebeu a certificação de sustentabilidade LEED silver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário