Receba atualizações!!!



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Madeira transparente anula inclinação do Sol e faz iluminação natural homogênea

Redação do Site Inovação Tecnológica -  

Madeira transparente anula inclinação do Sol e faz iluminação natural homogênea
A madeira transparente anula o ângulo de inclinação da luz conforme o Sol se move. [Imagem: University of Maryland/Advanced Energy Materials]

Travando o Sol
A madeira transparente, um material só descoberto neste ano, parece ser mais versátil e mais útil do que se imaginava a princípio.
Uma das equipes pioneiras no desenvolvimento desse novo material acaba de demonstrar que janelas e telhados feitos de madeira transparente não apenas garantirão maior eficiência energética e melhor isolamento térmico, como também permitirão um tipo de iluminação que não pode ser obtido com nenhum material conhecido hoje.
A grande vantagem, em comparação com o vidro, por exemplo, é que a madeira transparente elimina o ofuscamento causado pelo brilho excessivo e garante uma iluminação uniforme ao longo do dia, independentemente da posição do Sol - ela anula o ângulo de inclinação da luz conforme o Sol se move.
Os canais na madeira dirigem a luz visível diretamente através de todo o painel de madeira transparente, mas a estrutura celular da madeira que permanece no material final direciona a luz sempre do mesmo modo. Além disso, esses resquícios dos canais celulares geram um efeito de "neblina", o que significa que a luz não incide diretamente sobre os olhos.
"Isso significa que o seu gato não terá de se levantar a cada poucos minutos para se ajustar ao seu agradável facho de Sol," explica Tian Li, da Universidade de Maryland, nos EUA. "A luz do Sol vai ficar sempre no mesmo lugar. Além disso, o quarto fica o tempo todo com uma iluminação homogênea."
Madeira transparente
Trabalhar com a madeira transparente é semelhante a trabalhar com a madeira natural. A madeira transparente, porém, é à prova d'água, devido ao polímero que entra em sua composição. Além disso, ela é muito menos quebrável do que o vidro porque sua estrutura celular interna resiste ao estilhaçamento.
O próximo passo é começar a construir painéis de madeira transparente maiores, que possam ter aplicações práticas - a equipe trabalhou com quadrados de 2 cm x 2 cm.

Bibliografia:

Wood Composite as an Energy Efficient Building Material: Guided Sunlight Transmittance and Effective Thermal Insulation
Tian Li, Mingwei Zhu, Zhi Yang, Jianwei Song, Jiaqi Dai, Yonggang Yao, Wei Luo, Glenn Pastel, Bao Yang, Liangbing Hu
Advanced Energy Materials
DOI: 10.1002/aenm.201601122

3 comentários:

  1. Muito interessante, essa pesquisa foi feita em laboratório por pesquisadores suecos mais já é um grande sucesso sem dúvidas, ela abre um novo leque de possibilidades e um novo mercado em todo o mundo, reaproveitamento da energia solar em todo o mundo, países mais frios também se beneficiarão com a nova tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Espero que logo esteja disponível no mercado brasileiro.

    ResponderExcluir