Receba atualizações!!!



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Veículo científico desliza rumo ao Pólo Norte - Inovação Tecnológica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2014

O aerodeslizador (hovercraft) cobre áreas de até 100 km a partir da sua base flutuante. [Imagem: Yngve Kristoffersen]
Estação de pesquisas flutuante
Por que construir uma estação fixa no Ártico ou na Antártica se você pode deslizar velozmente para lá e para cá, parando sempre que necessário?
Este é o objetivo da estação de pesquisas móvel Sabvabaa, um termo na língua esquimó que significa "flutuando velozmente sobre alguma coisa".
A bordo, uma equipe mais do que enxuta: o pesquisador Yngve Kristoffersen, da Universidade de Bergen, na Noruega - ele tem 72 anos de idade - e Audun Tholfsen, o único tripulante.
Segundo a revista Science, a estação Sabvabaa começou sua campanha de pesquisas no último dia 30 de Agosto, a 280 quilômetros do Pólo Norte.
O objetivo da missão é coletar amostras de sedimentos para saber mais sobre o comportamento da região ao longo dos ciclos de resfriamento e de aquecimento da Terra.
O veículo possui todos os equipamentos científicos e de sobrevivência necessários. [Imagem: Yngve Kristoffersen]
Aerodeslizador científico
Nos próximos seis meses, o aerodeslizador (hovercraft) irá navegar suavemente rumo ao norte ao longo da Dorsal de Lomonossov, uma grande cadeia de montanhas submersas no Oceano Ártico.
Embora a profundidade mínima do oceano na região seja de quase um quilômetro, o veículo passa com segurança por camadas de gelo de mais de um metro de espessura.
Isto permite que os pesquisadores cheguem a áreas que não podem ser alcançadas por navios quebra-gelos.
Um navio de apoio vai acompanhando a missão ao largo, com o aerodeslizador cobrindo áreas de até 100 km a partir da sua base flutuante.
Texto e imagens extraídos do site inovação Tecnológica.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=veiculo-cientifico-desliza-rumo-polo-norte&id=010125140915#.VBbaffldVu4

Nenhum comentário:

Postar um comentário