Receba atualizações!!!



sexta-feira, 16 de maio de 2014

Guarda-chuva inteligente pode coletar dados sobre o clima - Indústria Hoje

Postado por: Indústria Hoje em: 5, mai, 2014


O protótipo usa um sensor capaz de medir a vibração gerada por gotas de água quando caem sobre o tecido do guarda-chuva


São Paulo – Além de te proteger da chuva, seu futuro guarda-chuva poderá ajuda os pesquisadores a coletar dados sobre o clima.
Isso porque o cientista Rolf Hut, da Universidade de Tecnologia Delft, na Holanda, quer transformar o guarda-chuva em uma estação meteorológica.
O protótipo usa um sensor capaz de medir a vibração gerada por gotas de água quando caem sobre o tecido do guarda-chuva. Então, ele envia informações por bluetooth para um computador.
O objetivo da tecnologia é melhorar a medição do clima.
Em entrevista à BBC, Hut afirmou que hoje são usados satélites e radares, mas as estações meteorológicas não medem a chuva conforme ela atinge o solo.
Esse é um problema de gerenciamento de recursos híbridos.
A ideia do cientista é que guarda-chuvas com essa tecnologia sejam comuns no futuro.
Assim, seria possível ter centenas de medidores pelas cidades, o que melhoraria a compreensão da hidrologia e a capacidade de prever inundações para tomar medidas quando for necessário.
Segundo Hut, testes feitos em seu laboratório e no quintal de sua casa foram animadores. Serviram como indício de que vale a pena investir na iniciativa.
Vanessa Daraya, de Info

Texto e imagem extraídos do site http://www.industriahoje.com.br/guarda-chuva-inteligente-pode-coletar-dados-sobre-o-clima


Nenhum comentário:

Postar um comentário