Receba atualizações!!!



sexta-feira, 16 de maio de 2014

A Incrível Turbina Eólica No Alto do Céu - Indústria Hoje

Postado por: Indústria Hoje em: 6, mai, 2014


Esta revolucionária Turbina Eólica Flutuante poderá ajudar a fornecer eletricidade a milhares de metro acima do solo.


Parques eólicos dividem opinião. Alguns dizem que elas são uma forma grande e natural de gerar eletricidade por meio de um recurso natural. Outros, muitas vezes as pessoas que moram por perto das lâminas as citam como sendo barulhentas e ineficazes. Então, talvez a recém-revelada Turbina Eólica Flutuante (TEF) poderia ser uma alternativa melhor funcionando a mil metros acima do solo.

No alto do céu
A inovação de criação de energia tem estado em desenvolvimento há alguns anos pela Companhia de Energias Altaeros nos EUA, e os testes da última reformulação estão em andamento. Se for bem sucedida, a ideia pode vir a ser uma forma valiosa de geração de energia elétrica em áreas de extrema necessidade, como em locais afetados por desastres naturais, onde cabos de energia podem ter sido destruídos.
Embora seja improvável que a ideia pudesse produzir vários exemplos de design, da mesma forma como parques eólicos terrestres que agora incrementam as paisagens ao redor do globo, o potencial para o fornecimento de eletricidade em comunidades remotas certamente poderia ser uma saída para a invenção. Atualmente, o plano é ter um flutuando nos céus acima de Fairbanks, Alaska, que deverá favorecer aos moradores lá embaixo com um fornecimento estável de energia elétrica, como parte do estudo de viabilidade.
O projeto Airborne
O TEF preenchido de hélio e o design foi otimizado para que ele possa trabalhar cerca de 1.000 metros acima do solo. No interior, há uma turbina que usa o poder do vento para gerar energia suficiente para uma dúzia de casas, com a corrente a ser fornecida de volta até embaixo por cabos de fixação que o amarra a terra firme e evita que o dirigível se distancie.
Os engenheiros têm integrado tanto o design quanto a tecnologia das turbinas eólicas para criar o TEF. Uma camada externa é a parte do design que fornece a elevação, graças às suas camadas de tecido de hélio de alto desempenho. Localizado no interior está a turbina, que é um desenho do eixo horizontal de três pás, que é ao mesmo tempo eficiente e silencioso. Enquanto isso, aquelas amarras que ajudam a mantê-lo firme no lugar estão ligadas a uma estação terrestre portátil que pode ser rapidamente implantada a partir de um contêiner.


Fácil de Usar
Fixado dentro da estação terrestre está um sistema de controle autônomo juntamente com equipamentos de condicionamento de energia, de modo que a eletricidade gerada possa ser monitorada e regulada de acordo com as condições meteorológicas. Isso significa que o TEF necessita de pouca intervenção humana e é, portanto, ideal para locais afetados por condições inóspitas, que é provavelmente por isso que ele está sendo testado no Alasca.
Graças ao design altamente eficiente e pás mais longas, a posição acima do solo faz com que seja muito mais eficiente do que as reformulações anteriores. Embora seja improvável que a ideia pudesse ser usada em áreas mais povoadas, o conceito do TEF é perfeito para as águas geladas remotas de um lugar como o Alasca, onde os preços da energia são notoriamente elevados, devido à complexidade de se fazer o abastecimento de casas e negócios no meio das matas.
Engenharia Verde
A ideia também poderia funcionar em desertos ou mesmo selvas, onde não há espaço ou porque a construção de uma turbina de vento tradicional simplesmente não é prática. Melhor ainda, a ideia parece que teria muito pouco impacto sobre o ambiente, o que adiciona um recurso extra.
O potencial de tal gerador aéreo também pode ser utilizado para adicionar equipamentos de monitoramento meteorológico, antenas de comunicação e outras tecnologias vitais que precisam ser chamadas em caso de emergência. Além disso, o TEF poderia ter câmeras mais simples anexadas para ajudar a monitorar uma área enquanto a turbina em silêncio gera eletricidade em caso de um desastre natural ou incidente grave.

Custo Efetivo?
A Energias Altaeros já está desfrutando bastante interesse no projeto, que quebrou o recorde pela turbina eólica mais alta já implantada. Ela irá dar continuidade aos ensaios do TEF durante o curso de seu projeto de 1,3 milhões dólares de 18 meses. Se for bem sucedido, o dispositivo de geração de energia revolucionário poderia começar a surgir em todo o lugar e adicionar ainda uma outra dimensão às nossas necessidades de energia nos próximos anos.

Texto e imagens extraídos do site http://www.industriahoje.com.br/incrivel-turbina-eolica-alto-ceu



Um comentário:

  1. como já falei antes, "como será a vida neste planeta em 50 anos"????
    que ideia fantástica, com isso acaba o problema de espaço para implantação das pás....

    ResponderExcluir