Receba atualizações!!!



sábado, 3 de maio de 2014

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador




No dia 1º de Maio é comemorado o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador em diversos países do mundo, sendo que em alguns deles, como no Brasil por exemplo, é considerado feriado nacional.


Em 1886, em Chicago, houve uma grande manifestação de trabalhadores revindicando redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas, entre outras melhorias nas condições de trabalho. Neste mesmo dia houve uma greve geral nos Estados Unidos.



Nos dias seguintes, do mesmo ano, confrontos entre manifestantes e a polícia resultaram na morte de diversos manifestantes e  policiais, além de vários feridos.


O movimento teve bastante repercussão pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Com o intuito de homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Em 1891, franceses consagraram a data de luta por jornadas até oito horas diárias. O século 20 acordou para o fato de que trabalhar mais do que essas oito horas seria considerado inconcebível. Os regimes escravocratas foram repudiados. Trabalho não deveria ser mais sinônimo de exploração.



No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.



Outros fatos importantes marcam essa data no Brasil, em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, este deveria suprir as necessidades básicas de uma família, tais como moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer; em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário