Receba atualizações!!!



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Piscinas

Piscinas, assim como reservatórios enterrados, são elementos estruturais sujeitos a empuxo de água, ou outro líquido, internamente e empuxo de solo, com ou sem presença de água proveniente de lençol freático pelo lado externo.
A grande diferença entre reservatórios enterrados e piscinas é que o primeiro deles, na maioria dos casos, tem uma laje de topo, tornando-o uma caixa rígida e as piscinas são abertas no topo. Assim sendo, as paredes laterais das piscinas se comportam como engastadas na base e em balanço no topo. Essa diferença se reflete nas considerações para o cálculo estrutural de cada um dos elementos estruturais.
Outro fator importante a ser considerado é a sub-pressão de água proveniente de lençol freático. A sub-pressão de água atua de baixo para cima em toda laje de fundo e dependendo da profundidade e do nível do lençol pode fazer com que a estrutura flutue.
Mais informações sobre este tema serão comentadas em outras publicações.

Um comentário:

  1. No dimensionamento de piscinas, tem alguma possibilidade de aparecer algumas patologias se deixar a piscina por muito tempo seca, ou no cálculo estrutural já e incluso essa carga?

    ResponderExcluir