Receba atualizações!!!



sábado, 18 de janeiro de 2014

Laje nervurada

Lajes nervuradas são utilizadas quando existe a necessidade de vencer grandes vãos. Quando sem vigas, ou seja, as lajes se apoiam diretamente em pilares com capitéis são chamadas de lajes cogumelo nervuradas. Esse nome se deve ao fato do comportamento estrutural lembrar o formato de um cogumelo, como pode-se observar na figura a seguir que é a representação, em escala ampliada de uma laje cogumela deformada.
REPRESENTAÇÃO DA GRELHA DEFORMADA
Capitel é uma região reforçada da laje podendo ser apenas um maciço nos casos das lajes nervuradas, ou ainda ser um engrossamento. Lajes planas se apoiam em pilares sem capitéis.
A grande vantagem da utilização de lajes cogumelo nervuradas é a possibilidade de vencer grandes vãos com uma espessura de laje relativamente pequena.
Nas nervuras se concentram os momentos positivos, resistidos por armaduras na face inferior das mesmas, funcionam estruturalmente como pequenas vigas aumentando assim a rigidez da laje. os vãos entre as nervuras podem ser preenchidos por material inerte e leve ou até mesmo ficarem vazios. Essa técnica diminui o peso próprio da laje sem com isso diminuir sua inércia proporcionalmente. Na região superior das lajes, sujeitas aos esforços de momentos negativos e compressão, encontra-se a capa da laje, constituída por concreto armado maciço.
As figuras a seguir mostram mais detalhes deste elemento estrutural. 
DETALHE DE LAJES NERVURADAS
FOTO DE OBRA COM LAJE NERVURADA



Nenhum comentário:

Postar um comentário