Receba atualizações!!!



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Acessibilidade - Projeto de rampas metálicas

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950), a Acessibilidade é definida como"a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida". 

Texto extraído do site do FNDE.

O projeto aqui apresentado trata de rampas metálicas executadas para tornar acessível, segundo normas da ABNT, uma edificação existente no bairro de  Higienópolis, em São Paulo. A edificação foi construída antes da publicação das atuais normas e, portanto, não atendia às exigências das mesmas.


A solução proposta pelo arquiteto foi execução de rampas que não agredissem a arquitetura da edificação e atendesse todas as necessidades. Uma das grandes dificuldades em atender as exigências normativas é a de obedecer que a cada 80 cm de desnível deve-se prever um patamar plano com no mínimo 1,50 m de extensão, sendo a inclinação máxima de 8,33%. Este fato proporciona rampas bastante extensas dificultando a implantação.

A obra ainda não foi concluída, quando estiver terminada serão postadas novas fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário