Receba atualizações!!!



terça-feira, 1 de março de 2016

Células solares tão leves quanto bolhas de sabão

Por redação do Site Inovação Tecnológica -  

Células solares tão leves quanto bolhas de sabão
São as células solares mais finas e mais flexíveis já fabricadas. [Imagem: Joel Jean/Anna Osherov]
Célula solar sobre bolha de sabão

A
 eletrônica orgânica continua avançando rápido, conforme demonstram as telas de OLEDs cada vez maiores - os OLEDs são LEDs orgânicos, ou seja, feitos de materiais à base de carbono, ou plásticos.
Joel Jean, do MIT, nos EUA, conseguiu agora sintetizar não LEDs, mas células solares orgânicas tão finas e flexíveis que elas podem ser colocadas sobre bolhas de sabão sem estourá-las.
É claro que ninguém pretende soltar bolhas de sabão para coletar energia solar, mas a demonstração mostra o potencial dessas células solares para serem usadas em balões de hélio para observação astronômica ou fornecimento de sinais Wi-Fi, dirigíveis para missões humanitáriasaviões solares "eternos", que quase nunca precisão pousar e muito mais.
Nesse muito mais entram alternativas mais portáteis, como recobrir bonés, chapéus e camisetas para recarregar celulares e outros equipamentos portáteis.
Processo único
O avanço foi possível graças a um processo que permite criar todas as camadas das células solares orgânicas - substrato, célula solar propriamente dita e camada de revestimento e proteção - em um único passo. Como as camadas individuais não precisam ser manipuladas, elas podem ser muito mais finas.
A equipe agora pretende testar seu processo usando outros tipos de células solares, como as de perovskita, que já rivalizam com as células solares de silício, e as células solares de pontos quânticos.

Bibliografia:

In situ vapor-deposited parylene substrates for ultra-thin, lightweight organic solar cells
Joel Jean, Annie Wang, Vladimir Bulovic
Organic Electronics
Vol.: 31, April 2016, Pages 120-126
DOI: 10.1016/j.orgel.2016.01.022

2 comentários:

  1. Nossa muito interessante este post e principalmente a ampla utilidade que estas OLEDs teriam no nosso dia a dia, com foi destacado como por exemplo bonés para carregar baterias de celulares, enfim mutio bom mesmo. Parabéns Critiana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cristiana Furlan
    Você sempre surpreende com seus artigos. Muito bom.
    Grande abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir