Receba atualizações!!!



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Comprimento de ancoragem de armaduras

Para o concreto armado funcionar com eficiência é necessária a efetiva aderência da armadura com o concreto. Essa aderência proporciona uma resistência à tração, ou seja, evita que o aço seja arrancado do concreto. Sendo o aço responsável pela absorção dos esforços de tração nas peças de concreto armado, a resistência proporcionada pela aderência é fundamental para o comportamento adequado, ou seja, aço resistindo principalmente aos esforços de tração e concreto resistindo principalmente aos esforços de compressão.
Conforme item 9.3.2.1 da NBR 6118 a resistência de aderência de cálculo entre armadura e concreto na ancoragem de armaduras passivas deve ser obtida pela seguinte expressão:

Entre outras considerações também citadas na NBR 6118 a mais comumente utilizada é o comprimento de ancoragem básico, item 9.4.2.4 da citada norma.
Conforme NBR 6118: "Define-se comprimento de ancoragem básico como o comprimento reto de uma barra de armadura passiva necessário para ancorar a força limite Asfyd nessa barra, admitindo, ao longo desse comprimento, resistência de aderência uniforme e igual a fbd, conforme 9.3.2.1. 
Comprimento de ancoragem básico é dado por:

Permite-se, em casos especiais, considerar outros fatores redutores do comprimento de ancoragem
necessário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário