Receba atualizações!!!



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

APLICAÇÃO DOS CONCEITOS BIM EM PROJETOS DE ESTRUTURAS - Trabalho de Conclusão de Curso de Rafael Ramalho de Souza Silva, orientado pelo Prof. Me. Marco Antonio Brasiel Sampaio

"O setor da construção civil é uma das áreas que mais cresce no Brasil. De acordo com o Sinduscon-SP e a Fundação Getúlio Vagas (FGV), o PIB do setor deverá ter um crescimento entre 3,5% a 4% no ano de 2013, chegando ao mesmo patamar do PIB previsto para o país (PEREIRA, 2013). O custo necessário para realizar alguma alteração no projeto na fase de planejamento é ínfimo, se comparado à fase  intermediária ou durante a própria construção (Figura 1). Logo, realizar alterações em projeto na fase de execução, manutenção e operação do empreendimento acarretam em adversidades para o projeto. Estas adversidades vão desde uma execução errônea a um gasto além do previsto para a obra.
Figura 1: Relação entre custo e influência no processo de projeto
Fonte: GONZÁLEZ, 2008

Outra questão importante é a maneira como os projetos são elaborados em termos de interação entre as disciplinas envolvidas. De maneira geral, o escritório de arquitetura desenvolve o projeto arquitetônico, envia para o escritório de estruturas, que por sua vez refaz o projeto no software de cálculo – o projeto é feito duas vezes – e realiza ou sugere adequações no projeto. Entretanto, diversos problemas podem ocorrer nesse processo como, por exemplo, o escritório de cálculo realizar os cálculos da estrutura baseados em uma versão que não é a mais atualizada pelo escritório de arquitetura. Como não há interoperabilidade, ou seja, não há interação entre os softwares utilizados por cada escritório, este erro (e tantos outros) só será
percebido em fases mais avançadas do projeto ou em situações mais críticas, quando o projeto estiver sendo executado.
Os projetos de instalações também sofrem constantemente com as revisões e incompatibilidade com projetos de estruturas, arquitetura e demais projetos, pois a maioria das práticas adotadas atualmente pelo mercado não permitem aos profissionais checarem interferências. Dificultando a execução e causando, em
muitas vezes, perdas de materiais e gastos não projetados para o empreendimento. Assim, tecnologias capazes de unificar o projeto podem mitigar os problemas causados pela falta de interação entre as disciplinas de projeto, através da mudança do conceito de projetar, partindo para um modelo 3D baseado em informação.
Em muitos casos, quando projetar um modelo 3D é dado como opção, alguns usuários se impressionam e não conseguem ver vantagens em um projeto desta maneira. Entretanto, há no mercado ferramentas que permitem que o usuário projete o modelo 3D e, de maneira quase automática, o software gere os desenhos
2D como cortes, elevações, detalhamento, entre outas folhas de projeto. Mas, a solução não está somente em um software ou produto, e sim em uma metodologia ou fluxo de trabalho. Um conjunto de processos que quando colocado em prática, faz com que haja interoperabilidade entre as disciplinas. Esta metodologia, ou fluxo de trabalho, é que o mercado tem chamado de BIM (Building Information Modeling). O BIM é um conceito baseado em informações e na modelagem 3D com relações paramétricas entre os elementos que compõe um projeto. Tem como objetivo oferecer economia, agilidade e menos perdas na realização de um projeto (AUTODESK, INC., 2013)."
"Atualmente para um fluxo BIM de projetos de estruturas, o modelo 3D, e consequentemente os desenhos 2D, é elaborado no Autodesk Revit. Este modelo é transferido para o software de cálculo, o Autodesk Robot Structural Analysis (Figura 2), tal que todas as propriedades físicas e geométricas são transferidas e as análises são efetuadas. O mesmo modelo 3D usado para o cálculo e criação dos desenhos para documentação é transferido para o Autodesk Navisworks para compatibilização com as demais disciplinas, simulação da construção (4D) e 5D (custos) e checagem de interferências. O modelo 3D pode ainda ser enviado ao AutoCAD Structural Detailing para a elaboração dos desenhos das armaduras da estrutura calculada.
Atualmente a Autodesk tem disponibilizado aos seus clientes a possibilidade de se trabalhar em uma rede online, utilizando os recursos de nuvem, tão presentes nos dias atuais, para aperfeiçoar as práticas de projeto, tornando possível emitir relatórios de análise energética ou até mesmo cálculos preliminares. Além desses recursos, é possível acessar e compartilhar projetos de qualquer lugar, utilizando apenas uma plataforma móvel, como os smartphones. Entretanto para o nosso projeto em estudo, não faremos uso desta tecnologia, pois não faz parte do nosso escopo de projeto."
Figura 2. Modelo tridimensional que será usado no trabalho


Texto extraído do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de graduação em Engenharia, da Fundação Armando Alvares Penteado como parte dos requisitos para a aprovação.

Parabéns Rafael Ramalho de Souza Silva e ao seu orientador Prof. Me. Marco Antonio Brasiel Sampaio pelo excelente trabalho que muito pode contribuir para a área de projetos em engenharia. Trabalho elaborado e apresentado com excelência. Fico grata à oportunidade de participar desta banca, foi uma grande honra! Sucesso sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário