Receba atualizações!!!



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Projetos de Estruturas

A área de projetos estruturais exige muita dedicação, estudo, constante atualização e grande responsabilidade. Por isso, ter afinidade com cálculo de estruturas é de suma importância para se obter sucesso. A maioria dos estudantes não demonstra grande interesse em iniciar carreira em projetos estruturais, sendo mais comum a procura por trabalhos em obra.

Muitos alunos acreditam que é necessário estagiar em obra antes de ingressar na área de cálculo. É claro que toda experiência é muito importante, porém, mais significativo para esta área, é aproveitar o tempo de estágio para desenvolver conhecimentos em cálculo de estruturas. A interação da obra e projeto pode acontecer com o tempo de experiência e não necessariamente ser o ponto de partida.

A identificação com esta área pode ser percebida pelo interesse em determinadas disciplinas, tais como: Física, Resistência dos Materiais, Teoria da Estruturas, Concreto Armado e Protendido, Alvenaria Estrutural, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira, Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Solos, entre outras. O grau de afinidade com cada uma das citadas pode indicar qual especialidade optar.

No ambiente de trabalho, além das várias disciplinas, existem também muitos campos diferenciados com características e conhecimentos específicos.

A área de óleo e gás envolve projetos de refinarias, centros de distribuição de combustíveis, abastecimento de aeronaves, postos de combustíveis, entre outros. Algumas empresas nesta área costumam elaborar normas próprias devido a alta periculosidade dos produtos.

A área de papel e celulose também tem suas peculiaridades, formando outro grupo.

Barragens tem como principal característica a consideração do peso próprio como esforço resistente, exigindo cuidados especiais devidos às grandes massas de concreto utilizadas. A retração do concreto é bastante significativa nestes projetos.

Existem muitos outros campos como siderurgia, industrial, residencial, comercial e mais tantos outros com características diferenciadas exigindo dedicação e estudos específicos para cada um.

Por se tratar de um assunto amplo, outras postagens serão relacionadas a este tema futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário