Receba atualizações!!!



segunda-feira, 6 de julho de 2015

Turbinas gêmeas aproveitam ventos sob pontes e viadutos

Por Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/07/2015

Turbinas gêmeas aproveitam ventos sob pontes e viadutos
Pares de turbinas idênticas maximizam o potencial gerado por área e minimizam o custo das instalações. [Imagem: José Antonio Peñas/Sinc]

Energia eólica em pontes
Turbinas eólicas não precisam ser instaladas sempre em postes: elas podem ocupar os vãos das pontes e viadutos.
É o que estão propondo Oscar Soto e seus colegas da Universidade Kingston de Londres, a partir de dados coletados em uma ponte real, o Viaduto Juncal, nas Ilhas Canárias.
Partindo das informações reais, modelos e simulações de computador concluíram pela viabilidade de turbinas em formato de disco e de pequenas dimensões, o que amplia a aplicabilidade do conceito.
"Como é natural, quando maior a superfície do rotor, mais energia pode ser produzida. Contudo, já se sabe que nas turbinas eólicas menores a potência por metro quadrado é maior," explicou Soto.
Depuração das árvores
Com base nas dimensões dos vãos da maioria das pontes e viadutos, Soto e seus colegas recomendam o uso de pares de turbinas idênticas, de forma a maximizar o potencial gerado por área e minimizar o custo das instalações.
Cada ponte ou viaduto possui características diferentes; no caso específico da ponte analisada, o potencial foi estimado em 0,25 MW por rotor - logo, cada par de turbinas gerará 0,5 MW.
"Isto seria o equivalente ao consumo médio de 450 a 500 casas," diz Soto. "Esse tipo de instalação poderia evitar a emissão de 140 toneladas de CO2 por ano, valor que representa o efeito de depuração de cerca de 7.200 árvores."
Bibliografia:

Power output of a wind turbine installed in an already existing viaduct
Ó. Soto Hernández, K. Volkov, A. C. Martín Mederos, J. F. Medina Padrón, A. E. Feijóo Lorenzo
Renewable and Sustainable Energy Reviews
Vol.: 48, August 2015, Pages 287-299
DOI: 10.1016/j.rser.2015.03.097

Nenhum comentário:

Postar um comentário