terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Outdoors com projeção 3D a laser - durante o dia

Por Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2015

Outdoors 3D com projeção a laser
Isto ainda é apenas uma ilustração - mas a equipe garante que é viável. [Imagem: TriLite]

A imagem acima ainda é meramente ilustrativa, mas poderá se tornar real até o ano que vem.
Trixels
Pelo menos esta é a promessa de engenheiros austríacos, que criaram uma técnica que permite projetar imagens 3D em outdoors e outras telas de grandes formatos, sem que os espectadores precisem usar óculos especiais.
Mais do que isso, tudo deverá funcionar ao ar livre e à luz do dia.
O novo sistema de projeção usa feixes de laser para enviar imagens diferentes para direções diferentes. Isto significa que duas imagens diferentes podem ser enviadas, uma para cada olho, criando a sensação de tridimensionalidade sem a necessidade de óculos especiais.
Cada pixel 3D - a equipe chama cada um deles de trixel - é formado por seu próprio feixe de laser, disparado sobre um espelho móvel, que se incumbe de dirigir a luz para o ponto desejado.
Outdoors 3D com projeção a laser
Princípio de funcionamento de cada trixel. [Imagem: Jörg Reitterer et al. - 10.1364/OE.22.027063]
Mercado a vista
Jorg Reitterer e seus colegas da Universidade de Viena já construíram um protótipo, que funcionou tão bem que encorajou a equipe a criar sua própria empresa - a TriLite Technologies - para comercializar a tecnologia.
Eles estimam que os primeiros equipamentos cheguem ao mercado em 2016 - ainda que seu protótipo tenha apenas a modesta resolução de 5 x 3 pixels.
"Nós estamos criando um segundo protótipo que irá apresentar imagens coloridas com uma resolução mais alta. Mas o ponto crucial é que os pixels individuais de laser funcionam. Escaloná-los para uma tela com muitos pixels não é um problema," garante Reitterer.
Outdoors 3D com projeção a laser
Foto do protótipo (esquerda) com 5 x 3 trixels, e esquema de funcionamento de cada trixel (direita). [Imagem: Jörg Reitterer et al. - 10.1364/OE.22.027063]
Projeção a laser
O espelho de cada trixel dirige os feixes de laser de um lado para o outro. Enquanto isso, a intensidade do laser é ajustada em tempo real para enviar imagens diferentes para diferentes posições.
Para experimentar o efeito 3D, a pessoa deve estar a uma distância específica da tela - se ficar longe demais, ela só verá uma imagem 2D normal. Os pesquisadores afirmam que a distância de visualização tridimensional pode ser ajustada para as condições locais de cada tela.
Reitterer garante que as imagens produzidas por sua tela de projeção a laser são extremamente vívidas, muito superiores às de uma tela de cinema, o que permitirá que a tecnologia seja usada ao ar livre durante o dia.
É esperar para ver.
Bibliografia:

Design and evaluation of a large-scale autostereoscopic multi-view laser display for outdoor applications
Jörg Reitterer, Franz Fidler, Gerhard Schmid, Thomas Riel, Christian Hambeck, Ferdinand Saint Julien-Wallsee, Walter Leeb, Ulrich Schmid
Optics Express
Vol.: 22, Issue 22, pp. 27063-27068
DOI: 10.1364/OE.22.027063

Nenhum comentário:

Postar um comentário