Receba atualizações!!!



segunda-feira, 3 de março de 2014

Como será erguido o arranha-céu com um quilômetro de altura - Instituto de Engenharia

POR GIZMODO

Publicado em 26 de fevereiro de 2014


Em 2011, a Arábia Saudita aprovou a construção da Kingdom Tower, ainda mais alto que o atual recordista, o Burj Khalifa. Agora, está em andamento um passo crucial para a construção do novo prédio mais alto na Terra: engenheiros começaram os testes para descobrir como bombear concreto a um quilômetro de altura. 

Há inúmeros desafios técnicos envolvidos na construção de uma torre com 1.000 m de altura. Um deles é a falta de elevadores adequados para um edifício tão enorme. Outro problema é o peso de uma construção desta altura. 

Por algum tempo, não ouvimos mais falar sobre a Kingdom Tower, parecendo indicar que a demanda por ela havia sumido. Ela terá um custo estimado de US$ 1,23 bilhão (pouco menor que o Burj Khalifa), e será erguida na cidade litorânea de Jeddah. A estrutura terá 200 andares, 160 dos quais serão habitáveis; eles incluem um hotel Four Seasons, escritórios, apartamentos residenciais e o mais alto observatório do mundo.


Em 2011, os planos mudaram: ela deveria ter originalmente 1,6 km de altura, mas a geologia da área não era adequada; por isso, agora a torre terá “apenas” um quilômetro. Em 2012, a empresa responsável pela torre anunciou que conseguiu todo o dinheiro para erguê-la. A construção deve levar 63 meses. 

E esta semana, a empreiteira responsável pela torre anunciou que um consultor externo, a ACTS (Advanced Construction Technology Services), começou a testar os materiais necessários para a construção da torre: 500 mil m³ de concreto e 80 mil toneladas de aço. 


Há muitos motivos para este ser o primeiro item dos engenheiros. Em primeiro lugar, a fundação da torre terá 60 m de profundidade, e tem que resistir à água salgada do mar nas proximidades. Uma das principais coisas que a ACTS irá testar é a resistência de diferentes tipos de concreto – a peça mais importante deste quebra-cabeça, junto ao próprio aço. 

Lá em cima, as coisas ficam mais complicadas. Para erguer cada andar, as equipes no térreo terão que bombear milhões de toneladas de concreto* por meio de um tubo fino e pressurizado, com 15 cm de diâmetro, para ser usado pelas equipes lá em cima. E a gravidade, claro, não se dá muito bem com concreto molhado.


Depois que a ACTS testar a resistência do concreto que será utilizado em Jeddah, seus engenheiros vão analisar o bombeamento – e parece que eles estarão de olho no que o Burj Khalifa fez. 

Quando o Burj foi construído, ele estabeleceu um recorde para o maior bombeamento de concreto no mundo. A equipe de engenharia, liderada pela Samsung, foi capaz de bombear quase seis milhões de metros cúbicos de concreto por meio de um único tubo, graças a bombas de alta tecnologia desenvolvidas pela empresa alemã Putzmeister. 

Ao longo de quase todo o projeto, os funcionários só poderão construir novos andares à noite, pois as temperaturas tornam isso impossível durante o dia.

Texto e imagens extraídos do site do Instituto de Engenharia
http://www.iengenharia.org.br/site/noticias/exibe/id_sessao/4/id_noticia/8412/Como-ser%C3%A1-erguido-o-arranha-c%C3%A9u-com-um-quil%C3%B4metro-de-altura

*Comentário sobre a notícia:
Ainda não entrei em contato com os redatores, porém gostaria de ressaltar que a informação "bombear quase seis milhões de metros cúbicos de concreto" deva estar equivocada, pois esse montante é muito elevado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário