Receba atualizações!!!



terça-feira, 31 de março de 2020

Um falcão conectando mentes!

PAVILHÃO DOS EAU NA EXPO 2020
Por calatrava.com
Livre tradução





Após um concurso de design de sete meses com inscrições das principais empresas de arquitetura do mundo, o Conselho Nacional de Mídia dos Emirados Árabes Unidos (EAU) selecionou a proposta de Santiago Calatrava para o Pavilhão dos EAU na Dubai World Expo 2020. A estrutura, que ficará no coração da área de exposições de quase 500 acres e cujo design é inspirado em um falcão em voo, será vista pelos cerca de 25 milhões de visitantes e participantes que devem visitar a Expo de outubro de 2020 a abril de 2021.

"Estou profundamente honrado por nossa empresa ter a oportunidade de projetar o pavilhão nacional do Dubai Expo 2020, um projeto com significado nacional e global", disse Calatrava. "O design final será um símbolo do espírito ousado e ousado dos Emirados Árabes Unidos, refletido no que está prestes a ser a Expo mais inclusiva e global da história."

O anúncio foi feito após uma intensa competição de design supervisionada pela Masdar, empresa de energia renovável de Abu Dhabi, na qualidade de gerente de programa da Expo. Nove das empresas de arquitetura mais famosas do mundo apresentaram 11 conceitos; cada projeto foi avaliado sobre como expressava o tema principal da Expo 2020, "Conectando mentes, criando o futuro", se tinha uma sensação distinta nos Emirados Árabes Unidos e se alcançava um equilíbrio apropriado entre o passado e o futuro do país.

Quando concluído, o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, projetado por Calatrava, terá aproximadamente 15.000 metros quadrados (mais de 161.000 pés quadrados) e incluirá inúmeras áreas de exposição, um auditório, lojas de alimentos e bebidas e salas VIP. Ele foi projetado para atender aos padrões de construção sustentável LEED Platinum.

"O projeto proposto do Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos captura a história que queremos contar ao mundo sobre nossa nação", disse o Ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos e o Presidente do Conselho Nacional de Mídia, H.E. Dr. Sultan Ahmed Al Jaber. “Nosso falecido pai fundador, Sua Alteza Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, usou expedições de falcoaria para forjar conexões entre tribos e criar uma identidade nacional distinta que acabou levando à fundação dos Emirados Árabes Unidos. Agora, o design do falcão simbolizará como estamos conectando os Emirados Árabes Unidos às mentes do mundo e como comunidade global podemos alcançar novos patamares por meio de parceria e cooperação.”

“O pavilhão será um dos maiores ícones da Expo. O design evocará o espírito pioneiro e o poder das conexões que transformaram os Emirados Árabes Unidos de uma coleção de pequenas comunidades desérticas em um ponto de conexão global”, disse o Ministro de Estado dos Emirados para Cooperação Internacional e Diretor Geral da Expo 2020 Dubai H.E. Reem Ebrahim Al Hashimy. "O pavilhão dos Emirados Árabes Unidos se tornará uma pedra angular importante em nosso site e terá um plano legado que refletirá nossas esperanças e ambições nos próximos anos."

O Dubai World Expo 2020 é um evento de seis meses que mostra arquitetura, cultura global e inovação que reunirá participantes de 180 países e seis continentes. Incluirá mais de 200 participantes, incluindo nações, organizações multilaterais, corporações e instituições educacionais. O tema da Expo deste ano, "Connecting Minds, Creating the Future", destaca como o mundo moderno está interconectado e a necessidade de gerar soluções sustentáveis ​​para os problemas globais.

segunda-feira, 30 de março de 2020

FISSURAS POR RETRAÇÃO DA ARGAMASSA – MAIS UMA DAS CAUSAS POSSÍVEIS - MACROFISSURAS


Como mostrado na postagem anterior, revestimentos com grandes espessuras podem apresentar anomalias, porém, mesmo em um revestimento com a espessura adequada podem existir outros fatores que também causam fissuração, como por exemplo o excesso de finos. Neste caso também as fissuras se apresentam em forma de macrofissuras e sua distribuição será mapeada, por toda a área do revestimento.

O excesso de finos ocorre quando o se utiliza muito aglomerante na argamassa, como por exemplo, nas argamassas com maior teor de cimento e, consequentemente, maior limite de resistência, as tensões vão se acumulando e a ruptura, quando ocorre, é na forma de macrofissuras, muito prejudiciais ao revestimento.

#engenhariadiagnostica #patologiadasedificacoes #pericia #engenharia #eng #arquitetura #EngenhariaCivil #Engenharia

domingo, 29 de março de 2020

FISSURAS POR RETRAÇÃO DA ARGAMASSA – UMA DAS CAUSAS POSSÍVEIS


Comparando a espessura do revestimento do lado esquerdo e direito, nota-se claramente a diferença. Do lado direito uma espessura de 3 a 4 milímetros enquanto do lado esquerdo essa espessura é de 3 a 4 centímetros. 
Um revestimento feito de argamassa com espessura tão grande vai apresentar fissuração em consequência do alto calor de retração da argamassa, por mais se que tenha cuidados com a cura.

As fissuras se apresentarão em forma de macrofissuras e sua distribuição será mapeada, por toda a área do revestimento.

#engenhariadiagnostica #patologiadasedificacoes #pericia #engenharia #eng #arquitetura #EngenhariaCivil #Engenharia

sábado, 28 de março de 2020

Prêmio Obra do Ano 2020: Conheça os 15 finalistas do maior prêmio da arquitetura lusófona

Prêmio Obra do Ano 2020: Conheça os 15 finalistas do maior prêmio da arquitetura lusófona

Por archdaily.com.br 
Temos o prazer de apresentar os projetos finalistas do Prêmio Obra do Ano 2020 (ODA20). Após duas semanas de indicações, foram escolhidos os projetos favoritos entre centenas de obras construídas nos países de língua portuguesa. Nosso júri de especialistas, composto por nossos próprios leitores, realizou, mais uma vez, um excelente trabalho na seleção destas 15 obras. Os finalistas abrangem uma diversidade notável de programas, de projetos culturais, educacionais e espaços públicos, a residências de alto padrão e instalações temporárias.
A seleção, composta por dez projetos brasileiros e cinco portugueses, é uma amostra interessante da produção arquitetônica contemporânea em Brasil e Portugal, fortemente marcada pela exploração dos materiais, a riqueza de nossos contextos geográficos e os diversos desafios enfrentados pelas nossas sociedades.

A partir de hoje até o dia 31 de março às 23h59 (Brasília - GMT-3) vocês podem votar uma vez por dia nas obras que julgam ser os melhores exemplos da arquitetura lusófona contemporânea. O resultado será divulgado no dia 1 de abril!

Instalação A Praia e o Tempo

© Rafael Salim
© Rafael Salim

Exmo. Hotel / Floret

© Ivo Tavares Studio
© Ivo Tavares Studio

Casa A / REM'A

© Ivo Tavares Studio
© Ivo Tavares Studio

Ágora Tech Park / Estúdio Módulo

© Nelson Kon
© Nelson Kon

SESC Birigui / Teuba Arquitetura e Urbanismo

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Beacon School / Andrade Morettin Arquitetos + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Sobrados Novo Jardim / Jirau Arquitetura

© Antonio Preggo
© Antonio Preggo

Casa dos Pórticos / BLOCO Arquitetos

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Centro de Interpretação do Românico / spaceworkers

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Casa em Monsaraz / Aires Mateus

© João Guimarães
© João Guimarães

Edifício Único / Studio Arthur Casas

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Casa das Sibipirunas / Studio Otto Felix

© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Capela Ingá-Mirim / messina | rivas

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Casa do Monte / Leopold Banchini + Daniel Zamarbide

© Dylan Perrenoud
© Dylan Perrenoud

Escola Concept / Triptyque Architecture

© Fran Parente
© Fran Parente