Com 57 km de extensão, linha férrea de São Gotardo foi construída ao longo de 17 anos ao custo de 11 bilhões de euros
Luísa Cortés, do Portal PINIweb
2/Junho/2016
Foi inaugurado na última quarta-feira (1º) o maior ferroviário do mundo, que atravessa os Alpes Suíços com seus 57 km de extensão. Construído ao longo de 17 anos ao custo de 11 bilhões de euros, a linha de trem de São Gotardo faz uma viagem de 20 minutos entre as cidades de Erstelfd (cantão de Uri), na área alemã da Suíça, e Polleguio (cantão do Ticino), na região italiana. A velocidade média é de 200 km/h.
Inaugurado o maior e mais profundo túnel ferroviário do mundo nos Alpes Suíços
Durante a construção dos túneis, que somam 152 km, os trabalhadores tiveram de perfurar diferentes tipos de estratos rochosos, desde granito duro até rocha sedimentar friável. As perfuradoras foram responsáveis por 80% do trabalho, e a explosão convencional foi utilizada nos outros 20% do processo.
Um total de 28,2 milhões de toneladas de material escavado foi removido do túnel. O trabalho foi dividido em diferentes seções da mesma obra, para economizar tempo e dinheiro. O túnel é o mais profundo do mundo, já que em seu ponto mais baixo passa 2,3 mil metros abaixo da rocha montanhosa, onde a temperatura alcança 50 °C.
A Suíça está localizada no centro da Europa, o que faz com que seja ponto estratégico para eixos de transporte de mercadorias. A cada ano, cerca de 26 milhões de toneladas de mercadorias diversas são transportadas pelos Alpes Suíços por via férrea. A tendência é de que esse volume aumente, e a população já votou para a substituição do tráfego transalpino rodoviário para ferrovias, que são mais eficientes e sustentáveis.
Próximo ao portal norte, localizado em Erstfeld, foi construído um memorial dedicado aos nove mortos durante as obras do túnel. Os seus parentes foram convidados à cerimônia de homenagem a eles.
O túnel entrará em operação regular no dia 11 de dezembro deste ano. Calcula-se que mais de 20 milhões de pessoas nas áreas vizinhas, entre o sul da Alemanha e o Norte da Itália, deverão beneficiar-se da ferrovia.
Um total de 28,2 milhões de toneladas de material escavado foi removido do túnel. O trabalho foi dividido em diferentes seções da mesma obra, para economizar tempo e dinheiro. O túnel é o mais profundo do mundo, já que em seu ponto mais baixo passa 2,3 mil metros abaixo da rocha montanhosa, onde a temperatura alcança 50 °C.
A Suíça está localizada no centro da Europa, o que faz com que seja ponto estratégico para eixos de transporte de mercadorias. A cada ano, cerca de 26 milhões de toneladas de mercadorias diversas são transportadas pelos Alpes Suíços por via férrea. A tendência é de que esse volume aumente, e a população já votou para a substituição do tráfego transalpino rodoviário para ferrovias, que são mais eficientes e sustentáveis.
Próximo ao portal norte, localizado em Erstfeld, foi construído um memorial dedicado aos nove mortos durante as obras do túnel. Os seus parentes foram convidados à cerimônia de homenagem a eles.
O túnel entrará em operação regular no dia 11 de dezembro deste ano. Calcula-se que mais de 20 milhões de pessoas nas áreas vizinhas, entre o sul da Alemanha e o Norte da Itália, deverão beneficiar-se da ferrovia.
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