Receba atualizações!!!



segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Eletrônica biodegradável: Papel luminoso de madeira

Por Redação do Site Inovação Tecnológica -  

Eletrônica biodegradável: Papel luminoso de madeira
O papel pode passar de totalmente transparente à emissão de múltiplas cores. [Imagem: Juan Xue et al. - 10.1021/acsami.5b02011]
Eletrônica de madeira
Quando se fala em eletrônica flexível, os experimentos mais avançados incluem a fabricação de circuitos e telas cujos componentes eletrônicos são depositados sobre plástico transparente.
Mas Juan Xue e seus colegas da Universidade Sichuan, na China, parecem não simpatizar muito com os plásticos, criticando o material por ser derivado do petróleo.
Ele se propuseram então a criar um papel emissor de luz que fosse mais ambientalmente correto, capaz de viabilizar aparelhos eletrônicos biodegradáveis - que não poluam o ambiente quando se tornarem obsoletos.
Nanocelulose
O resultado é um papel feito do que os pesquisadores chamam de "farinha de madeira" - essencialmente nanocelulose, o mesmo tipo de material usado recentemente para fabricar um chip de madeira.
Os elementos emissores de luz são pontos quânticos feitos de zinco e selênio, nanocristais semicondutores que se disseminam pelas fibras, resultando em um papel que é transparente quando não energizado, mas capaz de emitir luz de várias cores a temperatura ambiente.
O material pode ser enrolado e dobrado, sem perder a capacidade de emissão de luz.
Embora já existam várias tecnologias de telas à base de pontos quânticos, a equipe afirma que sua técnica de fabricação - baseada apenas em sucção e filtragem -, além dos materiais ambientalmente corretos, podem viabilizar o uso prático dos seus papéis luminosos.

Bibliografia:

Let It Shine: A Transparent and Photoluminescent Foldable Nanocellulose/Quantum Dot Paper
Juan Xue, Fei Song, Xue-wu Yin, Xiu-li Wang, Yu-zhong Wang
ACS Applied Materials & Interfaces
Vol.: 7 (19), pp 10076-10079
DOI: 10.1021/acsami.5b02011

Nenhum comentário:

Postar um comentário