segunda-feira, 16 de março de 2015

LED emite luz invisível para as plantas

Por Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2015

LED emite luz invisível para as plantas
A coluna da esquerda, com as plantas no escuro, serve como referência. O novo LED induziu um mínimo de fotossíntese em relação aos LEDs brancos atuais. [Imagem: Tomohiko Nakajima et al. - 10.1039/C4TC02558J]
Iluminação e ecossistema

Um LED branco que serve para iluminação pública, mas que não atrapalha a vida das plantas.
Assim é a criação de Tomohiko Nakajima, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada, do Japão.
Para o engenheiro, "o brilho de um LED não é tudo", sendo importante verificar a qualidade da luz.
Enquanto alguns pesquisadores estejam explorando as qualidades dos LEDs como "suplementação luminosa" para as plantas, Nakajima está mais preocupado em não atrapalhar a vida do reino vegetal que está cada vez mais afetado pela iluminação artificial.
Ele começou a trabalhar no projeto depois de ter visto o estrago causado pela iluminação artificial à base de LEDs na caverna Akiyoshido, próxima a Yamaguchi, que está agora repleta de um musgo invasor que não existia lá antes.
"A iluminação humana destruiu o ecossistema original," disse ele.
Luz invisível para plantas
Nakajima criou um novo LED branco que emite luz quente (amarelada) a partir de uma superfície de fósforo dopada com o elemento de terras raras disprósio.
O novo LED interfere menos com a fotossíntese porque possui uma menor emissão de radiação na faixa do infravermelho próximo - ele essencialmente tem um espectro de luz que é invisível para as plantas.
O resultado é uma redução na fotossíntese de apenas 26% em comparação com os LEDs brancos atuais, com uma redução dramática da chamada "poluição luminosa".
Segundo Nakajima, esta nova tecnologia é importante conforme cresce o uso dos LEDs para iluminação de áreas públicas, com impacto potencial no crescimento das plantas não apenas das áreas urbanas, mas também do entorno das cidades.
Bibliografia:

Plant habitat-conscious white light-emitting devices: Dy3+-emission considerably reduces involvement in photosynthesis
Tomohiko Nakajima, Harumi Hanawaa, Tetsuo Tsuchiyaa
Journal of Materials Chemistry C
Vol.: Advance Article
DOI: 10.1039/C4TC02558J

Nenhum comentário:

Postar um comentário