Receba atualizações!!!



sábado, 5 de abril de 2014

Solos aluvionares ou aluviais

Solos aluvionares ou aluviais.

São solos provenientes de deposições sucessivas de materiais transportados e depositados pelos cursos de água. São compostos por diversas camadas de sedimentos de granulometria variada, que, em função das diversas origens, não têm relação pedogenética entre si. 
Solos pluviais Este tipo de solo é composto por sedimentos transportados e depositados pelas águas das chuvas. O transporte é feito dos pontos mais altos do relevo até vales e depressões.Este tipo de solo é composto por sedimentos transportados e depositados pelas águas das chuvas. O transporte é feito dos pontos mais altos do relevo até vales e depressões.Solos fluviais Solos fluviais são formados pela erosão e transporte de sedimentos causados pelos rios, sendo a velocidade um fator importante.Solos fluviais são formados pela erosão e transporte de sedimentos causados pelos rios, sendo a velocidade um fator importante.




A formação dos solos fluviais iniciam com o desgaste provocado pelos rios nas regiões mais altas, seguindo com o transporte para as regiões mais baixas. O ponto de depósito de cada grão no curso do rio é determinado pela velocidade do rio e também pelo tamanho e o peso do grão. Argilas e outros solos muito finos permanecerão em suspensão até decantarem em lagos ou mares calmos.

Os solos aluvionares apresentam um grau de uniformidade de tamanho de grãos intermediário entre os solos eólicos, mais uniformes e coluvionares, menos uniformes.



Um comentário:

  1. Nossa me encantei pelo seu blog,conteúdo espetacular. Se um dia tivesse a oportunidade de ir a uma palestra ministrada pela a professora Furlan iria ficar mega feliz,tendo em vista que é uma grande conhecedora da área de engenharia.

    ResponderExcluir